7 de abril de 2010

O lixo da teo-prosperidade


Entendo se perceber que o leitor não acredita em milagres. Os apelos mentirosos e aproveitadores de alguns neo-pentecostais (ou pós-pentencostais) conseguiram distorcer o sobrenatural divino em banalidades de homens vaidosos. Alguns deles prometem milagres, evidenciam algumas curas, vendem seus peixes e arrecadam muito. Sendo que a maioria dos fiéis volta para as suas casas sem a cura e soluções para os problemas. Os líderes alegam que foi falta de fé, ou que deveriam persistir mais e, em casos finais, que Deus não quis em sua soberana vontade realizar o milagrezinho. Mas o mais importante eles já conseguem quando criam crentes dependentes das suas campanhas malditas, viciados em igreja e doentes de alma. Ontem um desses vendedores de milagres da TV brasileira (sempre rica em conteúdo bosta), propunha aos fiéis que levassem seus celulares pois eles, os poderosos-ungidos-do-senhor, iram ungir os aparelhos para que em 2010 os irmãos tivessem a unção das boas notícias. Eu quase levei meu LG de 200 reais para a macumba-santa-dos-bispos, mas desisti quando, ao tentar fazer uma ligação ouvi a robotinika-da-claro dizer: “Seu aparelho está bloqueado para fazer ligações. Pague suas contas em dia e evite constrangimentos” – percebi que o encosto-da-conta-atrasada iria me perturbar até o início de janeiro, quando a próxima conta com o valor total da dívida e seus juros viria para aliviar meu tormento. Nem um milagre resolveria isso se eu não pagar a conta.

E falando sobre milagre, eu ouvi na igreja que freqüento um pregador falando sobre o capítulo 15 de Mateus a partir do verso 29. O texto narra a segunda multiplicação de pães e peixinhos. Resumindo, o texto diz que a galera que vinha receber o milagre aglomerava-se por três dias formando uma multidão faminta. Jesus estava pronto a mandá-los embora à suas casas. Mas antes realizou o milagre em grande escala. Desses que dá pra anunciar na TV. Imagina o bispo ou o Pastor-defensor-de-Deus anunciando isso na telinha: “Não percam!! Amanhã, no Monte da Beira-Galiléia, o homem de Deus, ungido do Senhor, fará o milagre da multiplicação dos pães. Traga seu pãozinho duro ou mofado, que ele irá fazer um banquete de rei pra você, e não esqueçam da sua oferta!” – Jesus estaria frito se viesse a Terra hoje. Deus sabe de tudo.

No milagre de Jesus, não aconteceu nenhum banquete de rei. Apenas pães e peixinhos, que satisfizeram o povo sem desperdícios e sobras. Na visão (falsa) dos teólogos-da-prosperidade Jesus deveria armar uma mesa celestial naquele monte, cheia de frutas, carnes, bolos, sucos, vinho e muita alegria para a multidão. Todos comendo muito, de tudo, rindo, zoando, engordando como bois e saciando sua gula carnal. Jesus é bem diferente desses riquinhos-mimados-de-deus, que só têm engodo para oferecer aos fiéis, com propostas inúteis e vãs dessa vida decaída e passageira como se fosse um prêmio de Deus a quem vai ao templo-pagão deles. Não há nada de eterno em seus ensinos. Tudo coisa daqui, desse mundo bosta que jaz no maligno e é (des-) organizado pelo Diabo. Vendedores de lixo.

Jesus oferecia coisas eternas, sabia que o povo precisa comer, vestir e beber. Mas nunca ofereceu coisas que mimassem o ego do homem pecador. Sempre apontou para céu. Dizia que o Reino de Deus não é comida nem bebida. Quem é correto ajuntar riquezas no céu e não na terra onde o traça e os bispos consomem. Ele é Deus da eternidade. Preparou coisas inimagináveis ao pensamento humano. Coisas dessa Terra você pode ter não. Se trabalhar honestamente, sendo bom servo como se a Cristo, sabendo economizar e se livrando do consumismo capitalista, você pode conseguir bons tesouros nesta terra. Mas dependendo de Cristo, nunca trocará a graça da fé em Jesus por qualquer cem merréis sujos deste mundo.

E, quer um conselho, meu brother? Fuga desses falsos profetas. Corra de seus ensinamentos vaidosos. Lembre-se que Daniel, Misael, Azarias e Hananias rejeitaram o banquete do rei Nabucodonosor. Alimentados com vegetais ficaram mais fortes e nutridos que os comedores da mesa do rei babilônico. O Senhor lhes deu sabedoria científica, cultural e conhecimento até sobre discernir sonhos. Rejeite a mesa dos Nabucodonosor’es desse tempo. Rejeite suas promoções mentirosas e diabólicas. Rejeite a prosperidade chula e inatingível desses ladrões. Prefira o que Jesus tem pra você. E o que não é eterno, logo passa. Ah se passa!

Hudson Almeida

Nenhum comentário: