3 de agosto de 2012

Teologia dos Pés

Eu não tenho uma experiência espiritual tão forte como teve o Apóstolo João, segundo relatado em seu livro A Revelação - Apocalipse. Dentre todas as experiências narradas por ele, considero mais forte aquela onde ele vê o Senhor Jesus e cai aos seu pés, tamanha a Glória de presença divina. Essa passagem me faz chorar e adorar a Jesus ansiando por um momento como esse.

Porém, com minha não tão avançada idade, reconheço que tenho Jesus cada vez mais visível ao longo da minha vida. Sempre que sinto seu amor em me perdoar quanto cometo erros e pecados; quando sinto sua graça em me renovar na constante frieza que me segue neste árduo caminho. Mas o que me faz conhecer mais o Senhor Jesus é quando luto contra mim mesmo, quando venço minhas concupiscências e renego meu ego narcisista. É ai que vejo Jesus mais claramente perto e entranhando-se ao meu ser.

Há um tempo atrás, eu me veria brigando, defendendo-me, lutando pela verdade, argumentando conforme os escritos. Sim, eu não daria bandeira branca, nem descansaria meu pé enquanto não visse meus "inimigos" derrotados. Mas hoje, sei que meus inimigos não são as pessoas que caluniam, que mentem, que aumentam, que deturpam, que denigrem, que compentem, que invejam, que esperam a queda, que anseiam por más notícias. Por conhecer mais Jesus, sei que meu inimigo sou eu mesmo, minhas vontades, minha soberba, minha incompreensão, meu ser carnal. Logo, sabendo disso, não vejo porque guerrear contra gente que se nomeia meu adversário. So guerreio contra um, e este ja está vencido (falo do cão).

Por isso, por querer ver mais Jesus, opto pela prática da paciência, do perdão, do abrir-mão, do doar. Porque eu tenho visto O Cristo. Não como João O viu. Mas pelo menos eu tenho a liberdade de ver seus pés e ali adorá-lO, derramando minha vida, minhas inquietações, as injustiças e minhas próprias dores. Quem já viu os pés de Jesus não se ocupa de brigar por coisas, por assuntos inúteis, por teologias baratas, por defesas de si-mesmo. Quem já viu os pés de Jesus só quer ficar ali, quietinho, adorando e, mesmo que mal interpretado por alguns que dizem que eu não deveria estar ali, ignoro os comentários tolos de quem nunca soube o quanto faz bem estar diante do Nazareno. 

Enquanto alguns ocupam-se de proteger suas verdades, de lutar por suas moedas de prata, de garantir seu luxuoso modo de vida inútil e esbanjador, de manter seus ensinos vazios disfarçados de poder de Deus, de usar palavras e chavões que "legitimam" suas mensagens sem evangelho... Eu, prefiro ficar aos pés de Jesus, porque ali é o lugar para os despreparados espiritualmente, para os que não sabem lidar com toda pompa religiosa, para os que são pecadores e assumidamente declaram-se. Pois conhecendo os pés de Jesus, estou bem perto de conhecer o seu rosto e, como João, cair aos seus pés.
E isso, me basta.

Nenhum comentário: