11 de junho de 2011

Quantas Horas tem o seu Dia?

Um dia solar tem 24h. E você pode tirar umas 8h ou 9h de sono e lhe sobrariam em média 15h. Dessas horas restantes, você ainda usa algumas para preocupar-se, estressar-se com os problemas. Ainda gasta um tempo com a ansiedade por coisas que não fez ontem e pelas coisas que terá de fazer amanhã. Digamos que lhe sobrem 12h. Nessas horas você deve investir em média umas 9h para trabalhar. Digamos que você ainda gasta umas 2h no transito e com outras coisas a mais. Você ainda tem 1h. E o que você faz com essa hora que te restou?

Nossa administração do tempo, por mais organizada que seja, não é capaz de garantir-nos uma qualidade de vida. Ainda mais quando somos surpreendidos por notícias ruins. Você está está investindo (acredito!) um tempinho ao ler este texto. Mas se for um texto que não lhe cause alguma reflexão ou que te inspire em alguma ação, será mais um tempo perdido. E cada minuto que nós perdemos do nosso dia, somam-se a outros minutos que formam dias dos nossos anos e anos de nossas vidas. E quando nos demos conta disso poderá ser muito tarde.

Jesus disse: "Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância!". Ele disse isso porque vivia de modo abundante. Morreu aos 33 anos, e viveu tanto que nossas idades somadas não se comparam com sua qualidade de vida. Mas o que fez Jesus viver tanto em tão pouco tempo? Será que foi uma dieta nutricional balanceada? Ou sessões de academia para manter a forma? Ou quem sabe o acesso a cultura para ocupar e desenvolver a mente? Não, nada disso. Jesus viveu de forma plena pois não viver para si mesmo. Ele viveu em favor de outros. Ele doou sua vida para muitos. Se ocupava em amar, perdoar e ensinar. Isso fazia dele um profeta excelente. Alguém que as pessoas gostavam de estar perto.

Logo, não deveríamos ocupar-nos de alcançar longevidade. Mas sim, vida em abundância. E sabe-se que está vivendo desta forma quem não carrega o fardo da mágoa, quem trata a todos igualmente sem discriminação, quem sabe ouvir mais do que falar. Ao acordar, investir um ato de amor a quem mora com a gente, todos os dias. Pedir perdão quando cometer um erro sem esperar que o tempo passe. Esta é a mecânica da vida abundante. E só consegue viver assim quem se encontra com o Mestre todos os dias, em oração e adoração. Pois Ele sabe, e pode nos fazer viver a nova vida preparada pra nós.

O maná no deserto era para um dia. Jesus disse que não deveríamos viver ansiosos pelo amanhã. Um dia para Deus é como mil anos... O dia é muito importante para Deus, deveríamos vivê-lo melhor.

Hudson Almeida

Um comentário:

Vivi Gandra disse...

O meu dia tem 36 horas rsrs, e eu sempre termino o dia com a sensação de que o meu tempo foi totalmente mal aproveitado, sempre termino o dia dizendo que deveria ter dedicado mais tempo a leitura da bíblia e a oração do que apenas aos textos e pregações que leio e assisto pela net. Isso, sem contar os dias que eu não leio a bíblia, não leio textos bíblicos na net, não assisto pregações da palavra de Deus, entro na net só para fuxicar o orkut e o face, e depois saio da net sem produzir nada, nem uma mensagem pra ninguém e sem ter aprendido algo de bom ou novo para compartilhar. É brabo administrar o tempo, ainda mais nos dias de hoje. Mas está brabo, porque não sabemos dar prioridade as coisas certas. Gostei do texto Hudson, interessante!