31 de maio de 2011

Assumindo o Ministério de Jesus

Seria possível alguém assumir o ministério de Cristo? Certamente ninguém pode assumir o ministério da redenção operado e finalizado por Cristo. Mas a sua obra na Terra foi o que Ele mais quis que nós déssemos prosseguimento. Logo, acredito ser possível alguém assumir o ministério de Cristo, dando prosseguimento à sua obra.

Hoje é muito comum ouvir as pessoas dizerem ter um ministério ou um chamado específico. Quantos ministérios conhecemos hoje? Inúmeros! Alguns são pregadores, outros cantores, outros coreógrafos, outros músicos, outros pastores, outros bispos, outros apóstolos e tantos e tantos e tantos. Mas, e Jesus? Qual era o ministério de Jesus? Quais eram suas habilidades? Precisamos saber isso para assumirmos o ministério deixado por Ele.

Antes de assumir o ministério de Jesus, preciso entender o que é ministério. Ministério é serviço, ministro é servo. Jesus veio a este mundo para nos servir o amor e a graça de Deus. E nós o correspondemos servindo-O. Jesus foi a pessoa mais marcante que já pisou nesta Terra. Ele amou a todos, perdoou seus inimigos, serviu aos pequeninos, curou os doentes, dou sua vida aos outros. E o doar de sua vida não se deu somente na cruz, quando morria por nós. Ele doou todos os 33 anos de existência para compreensão, dedicação e serviço aos homens. Foi o mais humilhado. Foi injustiçado. Foi mal compreendido e abandonado. Porém hoje é o mais exaltado, julgará a todos, falará e todos entenderão e viverá para sempre com sua noiva – a igreja.

Se Deus chegasse no parapeito do céu e dissesse: “Hudson, assuma o ministério do meu filho Jesus na Terra”. Bom, muita coisa mudaria. Confesso que assumir o ministério de Cristo implicaria em mudar radicalmente o meu estilo de vida. Começaria com o Amor que Ele amou a todos. Eu deveria amar sem preconceitos, sem diferenças, sem exigências e sem escolhas. Teria que escolher amar a todos, até aos que me fazem mal. Depois, teria que resolver todas as questões pendentes, perdoar a todos que me ofenderam e pedir perdão a todos que ofendi. Então trataria o meu egoísmo. Tudo que faço pensando em mim, passaria a ser pensado em favor de todos. Tudo o que eu fizesse, inclusive o simples ato de dormir, não poderia prejudicar ninguém. Se possível minhas atitudes deveriam resultar em benefícios a todos. Não haveria ego que resistisse ao doar em amor. Já não me preocuparia em trabalhar tanto para adquirir e consumir bens ou para ajuntar alguns trocados. Tudo o que eu conseguisse com meu trabalho seria para alimentar a mim igualmente a todos que estivessem ao meu redor. Ninguém próximo a mim poderia sentir fome ou comer menos que eu. Ninguém. Minhas pesquisas, especializações e estudos seriam nos assuntos que pudessem contribuir diretamente com o próximo. Teria que viver uma vida de servo, servindo aos meus irmãos sem esperar ser servido. Então eu começaria a entender o que é ministério.

Esse tema nos deixa um nó na garganta. E tem deixado uma ferida no coração de Deus. As pessoas dizem: “Onde está Deus que não vem nos ajudar?”. E nós sabemos que Deus está entre nós, andou aqui na Terra, se fez conhecido a nós através do Espírito e nós não o fazemos conhecido a muitos. O Senhor quer curar, abraçar, tratar, consolar, levantar, servir, ajudar a todos os que precisam. Mas faltam mãos, pés, olhos, bocas, ouvidos, corações, pessoas. Ele se manifestou e veio ao mundo. Quando o Filho esteve na Terra sua missão era nos mostrar o caminho ao Pai. Agora que temos O Caminho, porque Jesus é O caminho, devemos levar os outros a Jesus. Como crerão que nós dizemos a verdade? Eles saberão através do amor que tivermos uns pelos outros. Imagine como seria se cada “cristão” assumisse o ministério de Jesus. O mundo viveria uma revolução. E eu creio que existem muitos cristãos que se parecem com Cristo, que doaram suas vidas a causa de Cristo – e não falo só dos missionários, pois missionários todos nós devemos ser. Existem homens e mulheres que morreram, e outros que ainda vivem, fazendo nada mais do que aquilo que o Senhor Jesus fazia: servir! E eu? Eu não sei ainda o que é servir, o que é doar. Sei o que é pedir, exigir, sei teorizar e não sei praticar. Sei falar de Jesus, mas falo pouco como Jesus falou. Digo; “Jesus, tu és meu Senhor!”, mas sirvo tão pouco a Ele. O Espírito continua dizendo que a seara é grande, mas poucos são os obreiros. Há muito trabalho, mas são poucos trabalhadores disponíveis. Como assim Hudson? – você pergunta – Afinal, existem milhões de cristãos espalhados pelo mundo. Sim, e eu sou um deles. Mas nós “cristãos” andamos muitos ocupados com nossos “ministérios” e rejeitamos o ministério de Cristo. Pois o ministério de Jesus não é lucrativo, ao contrário, nos causa alguns prejuízos. O ministério de Cristo não traz status, ao invés disso, traz-nos a perseguição, desprezo e ódio. O ministério de Cristo não nos dá conforto, luxo e vaidades, quando nosso irmão – e chamo de irmão todo ser humano – não pode ter aquilo que temos. Quão árduo é servir ao Senhor, mas quão compensador nos é.

A principal diferença do ministério de Cristo para os nossos “ministérios” é que o Dele é eterno. O nosso logo passa. Mas o dele é para todo sempre. Quem assume o ministério de Cristo não está fadado a morrer neste mundo de aflições e ser esquecido. O Senhor nos dará galardão segundo as nossas boas obras. Como será esse galardão? Ainda não sei. Mas estou certo de que é infinitamente maior do que o que chamo de salário.

Se o Senhor Jesus é de fato o meu Senhor, preciso repensar meu ministério e fazê-lo ser o mais parecido possível com o Dele. Até que um dia eu consiga assumir o Dele e viver como Ele viveu, andar como Ele andou e fazer coisas maiores que as que Ele fez.


Hudson, que nada sabe sobre o serviço. Que precisa viver o ministério de Cristo.

Um comentário:

Anônimo disse...

...para amar alguém, não é necessário gostar... apenas ame... temos que tentar...
Hudson, não é fácil... mas podemos pedir a Deus para lidar com esse cara chamado "egoísmo"...
...mesmo sendo imperfeita, tento ser assim... e já conquistei amizades maravilhosas...
Quando falamos de ministério, falamos de serviço, servir é amar... Amar àqueles que não conhecemos...perdoar àqueles que nos ofendem...(complicado...mas...não é impossível...)