23 de maio de 2011

O Evangelho não muda

Penso como seria se o Senhor Jesus viesse a Terra hoje, ao invés de ter vindo 2000 anos atrás. Como o Senhor encontraria o homem? Tento imaginar como seriam nossos dias sem a Igreja. Claro, muitos erros cometidos pela religião cristã não existiriam: sangue inocente que fora derramado em nome de Deus, venda de indulgências, guerras nomeadas de “santas”, e tantas outras atrocidades cometidas por nós cristãos. Mas também consigo ver que o mundo sem a Igreja, falo da verdadeira de Cristo, talvez estivesse hoje no seu mais profundo caos. Moralidade e imoralidade não se distinguiriam. Certo e errado seriam sinônimos. Justiça não significaria o que é. E o pecado seria o vício da existência e o fim da humanidade. Seria um mundo pior que este onde vivemos. E se o Senhor começasse a pregar o evangelho hoje, no Rio de Janeiro, Brasil. O que Ele pregaria?

Minhas especulações não me deixam de perguntar. E sabe, olhei pra mim, e descobri. Jesus pregaria hoje o mesmo que pregou a 2000 anos atrás. O evangelho continua sendo um desafio a nós. Continuo tendo que tomar minha cruz, dia após dia, e seguir o Senhor. Ainda preciso aprender a perdoar para ser perdoado. Há muito em mim que precisa morrer para que Cristo viva em meu ser. O pecado ainda insiste em me dominar quando a cruz me assegurou a liberdade. Continuo perseverando pela salvação. Ainda oro pedindo misericórdia pelos atos involuntários e erros que provoco.

O evangelho não muda. O que foi pregado antes deve ser pregado agora, e será o mesmo para amanhã. Não há como modernizar o sermão quando a carência do homem é a mesma desde o Éden. Miserável homem que sou... E seremos miseráveis sempre, a não ser que o evangelho imutável nos encontre e nos leve a vida abundante que o sangue do cordeiro nos dá.

Nenhum comentário: